Está no ar o site do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio

11/07/2023 21:46

Entrou em funcionamento o website do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio: Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências.

No endereço www.caleidoscopiosulsudeste.com.br, a equipe do Observatório piloto, cuja coordenação é do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp, e do Laboratório de Estudos de Gênero e História, da UFSC, colocará de forma pública alguns dos resultados das pesquisas em andamento.

Entre os objetivos do projeto está mapear e divulgar iniciativas exitosas nas Instituições de Ensino Superior das regiões sul e sudeste do país, como redes emergentes de Direitos Humanos, canais de denúncia, políticas de enfrentamento e campanhas contra violências e assédios.

O site também será um canal para dar visibilidade às trajetórias de mulheres nas ciências (pesquisadoras das regiões sul e sudeste) e de suas dificuldades e oportunidades de inserções nos mercados de trabalho, a partir de uma perspectiva interseccional.

Além disso, há uma aba no site que concentra artigos, pesquisas e bibliografias diversas sobre a temática. Já na aba “Nós e Redes” é possível conhecer as demais instituições que fazem parte da equipe do Observatório.

O trabalho está só começando e o convite para fazer parte é aberto a qualquer pesquisador/a/e que trabalhe com gênero e ciência no Sul e no Sudeste do Brasil. Para saber mais, basta entrar em contato pelo e-mail: observatoriosulsudeste@gmail.com