Projeto Políticas da Emoção e do Gênero no Cone Sul
O Projeto “Políticas da emoção e do gênero na resistência às ditaduras militares no Cone Sul” é coordenado pela professora Cristina Scheibe Wolff, no Laboratório de Estudos de Gênero e História da Universidade Federal de Santa Catarina, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Entre os produtos do projeto, está a série de vídeos curta-metragem publicados no canal Gênero e História, do Youtube, em que as equipes articulam questões de gênero e emoções a partir das entrevistas realizadas pelas/os pesquisadoras/es do LEGH com militantes que resistiram às ditaduras no Cone Sul.
Outro resultado do projeto é o livro “Políticas da Emoção e do Gênero no Cone Sul”, organizado pela professora dra. Cristina Scheibe Wolff. Acesse gratuitamente a versão digital aqui.
O livro é composto por capítulos escritos por pesquisadoras e pesquisadores do Legh e entrelaçam emoções como o amor, a amizade, o medo, o luto, o ódio, a raiva, o riso, a coragem, a solidariedade, a culpa, a voluntariedade e a esperança na luta e resistência contra as ditaduras militares nos países do Cone Sul latino-americano, além de um capítulos teórico que aborda a metodologia e as teorias que embasaram as análises envolvendo emoções, gênero e História.
Confira a live de lançamento do livro, ocorrida no dia 16 de dezembro de 2021, aqui.