Observatório Sul-Sudeste INCT Caleidoscópio

O Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências, entrou em funcionamento em 2023 e reúne grupos de pesquisa de 24 instituições das cinco regiões do país e deve abrigar observatórios, incubadoras sociais e realizar a divulgação de conhecimentos relevantes ao enfrentamento da desigualdade no acesso e na progressão de mulheres (cis e trans) nas carreiras científicas.

O instituto tem sede na Universidade de Brasília (UnB), e se origina da Rede Caleidoscópio Feminista, surgida em 2021, a partir de um encontro nacional de centros e núcleos especializados sobre gênero, mulheres e sexualidade. A estrutura em rede se manteve na criação do INCT, que conta com nucleações regionais, um conselho de usuárias e um comitê gestor constituído por pesquisadoras que integram o campo de estudos feministas, transfeministas e antirracistas no Brasil.

Observatório Sul-Sudeste

O Observatório Sul-Sudeste está vinculado ao INCT Caleidoscópio e tem como objetivos centrais a geração de indicadores para acompanhar o percurso de formação e profissionalização de meninas e mulheres, com atenção às desigualdades de gênero, etnia, raça, classe e geopolítica do conhecimento acadêmico, buscando gerar subsídios às políticas, programas e ações de redução das desigualdades e violências que obstaculizam o acesso, a permanência e a continuidade desses grupos nas ciências. A coordenação é do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp, e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), da UFSC.

As principais ações do observatório são:

• Mapear (histórico e atual) as trajetórias das mulheres nas ciências (pesquisadoras das regiões sul e sudeste) e fazer o acompanhamento de suas inserções nos mercados de trabalho nos primeiros cinco anos após conclusão de suas formações (graduação/pós-graduação), a partir de uma perspectiva interseccional;
  • Mapear e divulgar iniciativas exitosas de combate e acolhimento de denúncias de violências e assédios nas Instituições de Ensino Superior das regiões o sul e sudeste e redes emergentes de Direitos Humanos vinculadas a elas;
  • Desenvolver conteúdos para sensibilização do público (especialmente das IES) e recomendações para subsidiar políticas públicas.

Site: https://www.caleidoscopiosulsudeste.com.br/
E-mail: observatóriosulsudeste@gmail.com