Observatório Sul-Sudeste inicia trabalho com parceiras de várias instituições
Nesta quinta, 01 de junho, as pesquisadoras das universidades das regiões Sul e Sudeste vinculadas ao INCT Caleidoscópio reuniram-se para apresentar a proposta e iniciar os trabalhos de criação do projeto-piloto do Observatório Sul-Sudeste das desigualdades, violências e inequidades de gênero.
A reunião foi a primeira com a equipe de parceiras, composta por pesquisadoras de universidades de quase todos os estados do Sul e do Sudeste. Estiveram presentes, do Rio de Janeiro, Lucilene Morandi (UFF) e Maria Aparecida Abreu (UFRJ); do Espírito Santo, Beatriz Nader (UFES); de São Paulo, Maria Conceição da Costa, Karla Bessa, Maria Margaret Lopes e Renata Feltrin (Unicamp) e Larissa Pelúcio e Michelle Roxo (Unesp-Bauru); do Paraná, Laura Facioli (UFPR) e Joyce Muzi (IFPR); de Santa Catarina, Joana Maria Pedro e Morgani Guzzo (UFSC) e Mareli Graupe (Uniplac); e do Rio Grande do Sul, Joanalira Magalhães (UFRG).
Na oportunidade, cada pesquisadora falou de suas pesquisas na temática de gênero e ciência e de sua disponibilidade e interesse em fazer parte do Observatório, que tem como objetivo mapear a presença de mulheres nas diversas carreiras científicas, conhecer as dificuldades que enfrentam, especialmente mulheres pretas e pardas e LBTs nas trajetórias acadêmicas e levantar, também, iniciativas institucionais pioneiras em Direitos Humanos e no combate às violências de gênero nas IES.
A partir do desenvolvimento de diferentes projetos de pesquisas, extensão e ensino em diversas universidades, o Observatório é uma iniciativa pioneira, com nucleações inter-institucionais, que irá disponibilizar dados e análises não só sobre os perfis e as trajetórias das pesquisadoras em diversas áreas do conhecimento, mas de iniciativas positivas que estimulem a entrada de mais mulheres na ciência e o combate às múltiplas violências enfrentadas ao longo de suas carreira



Hoje, 2 de maio de 2023, às 14h, foi realizada uma reunião para acolhimento de duas pós-doutorandas à equipe do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências.
Na última quarta-feira, 26 de abril, o Grupo de Estudos do LEGH se reuniu para debater o texto: “
Parceria entre o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC) e o Programa de Pós-graduação em História (PPGH/UFSC) vai possibilitar a realização de três eventos com a presença do professor Alessandro Casellato, que é associado da Ca’Foscari Universidade de Veneza e ex-presidente da Associação Italiana de História Oral.
Retornam na próxima quarta, 15 de março, às 14h, os encontros quinzenais do Grupo de Estudos do Laboratório de Estudos de Gênero e História.
Em breve as atividades presenciais estão de volta, e o Acervo estará disponível para consultas de estudantes e pesquisadoras/es.
Nos dias 7, 8 14 e 15 de julho, das 9h às 12h, o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas irá ofertar a Disciplina Concentrada (1 crédito) “O ativismo político das mulheres no Cone Sul“, com a Profa. Alejandra Oberti, da Universidade de Buenos Aires (UBA – Argentina).
Tudo preparado para mais um ano letivo e as atividades do LEGH já estão programadas!