V Jornadas do LEGH: prazo para envio de textos completos é prorrogado

05/10/2023 18:45

O prazo para envio dos textos completos que serão apresentados nos Simpósios Temáticos foi prorrogado. Agora, todas as pessoas inscritas têm até 13/10 para enviarem os trabalhos. Já as inscrições para minicursos encerram nesta quinta-feira (05/10). As inscrições para monitoria seguem abertas até 10/10 e para ouvintes até 19/10. Agende-se!

A programação completa da V Jornadas do LEGH também já está disponível no site. Com 194 pesquisadoras/es inscritas/os/es para apresentação de comunicações orais, o evento terá 15 simpósios temáticos. Nesta edição, os simpósios serão presenciais e on-line. Além das comunicações orais, o evento terá: lançamentos de livros, reuniões de redes de pesquisas associadas ao LEGH, minicursos, mesas redondas e uma palestra na conferência final.

Dividida em cinco temáticas, as mesas redondas contarão com pesquisadoras de todo Brasil. A Mesa 1 abordará o Observatório Mulheres e Ciência Sul-Sudeste, do 1º Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia feminista do Brasil, o INCT – Rede Caleidoscópio. A Mesa 2 trará o debate sobre feminismos na pesquisa e ensino de história; na Mesa 3 as pesquisadoras tratarão sobre mídias digitais e gênero; na Mesa 4 mulheres na política e na história; e na Mesa 5 o tema discutido será diversidades e interseccionalidades no ensino e pesquisa de gênero.

Na conferência de encerramento, a professora Dra. Claudia de Jesus Maia, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), falará sobre a pesquisa e o ensino da história das mulheres e a violência de gênero.

Confira toda a programação clicando aqui.

A V Jornadas do LEGH – Laboratório de Estudos de Gênero e História – acontecerá na UFSC nos dias 16 a 19 de outubro de 2023 em Florianópolis, Santa Catarina. Esta edição terá como tema “Pesquisa e Ensino de Histórias das Mulheres e do Gênero”, tendo como proposta a valorização da Lei Estadual 18.22226/2021 sancionada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que inclui no currículo das escolas, como conteúdo transversal, a História das Mulheres do Campo e da Cidade de Santa Catarina