Governo Federal lança programa de bolsas para mulheres negras, indígenas, quilombolas e ciganas

26/07/2023 14:05

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lançou no último dia 20 de julho um programa de bolsas de pós-graduação no exterior exclusivo para mulheres negras, indígenas, quilombolas e ciganas.

O Programa Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência terá aporte inicial de 8 milhões de reais para 40 ou 45 bolsas de estudos de mestrado, doutorado ou doutorado-sanduíche em âmbito internacional, nas instituições reconhecidas pelas Capes e em qualquer área do conhecimento. O edital deve ser anunciado nos próximos meses.

A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério das Mulheres.

Dados da Capes mostram que, em 2028, apenas um em cada quatro matriculados em programas de mestrado e doutorado no Brasil é negro. A desigualdade é ainda maior quando se refere a vagas no exterior e quanto à presença de mulheres negras.

O Programa, que presta homenagem à intelectual sergipana Beatriz Nascimento, historiadora, pesquisadora e uma das principais estudiosas sobre os quilombos no Brasil, também irá buscar parcerias para garantir acesso ao idioma e apoio financeiro para solicitação de vistos e outras documentações necessárias para a viagem.

* Com informações da matéria de Camila da Silva/Carta Capital.