Vem aí a V Jornadas do LEGH

20/06/2023 10:07

De 16 a 19 de outubro de 2023 acontecerá a V Jornadas do LEGH (Laboratório de Estudos de Gênero e História), na Universidade de Santa Catarina, em Florianópolis. A edição terá como tema “Pesquisa e Ensino de Histórias das Mulheres e do Gênero” e contará com conferências, mesas-redondas e outras atividades que serão divulgadas em breve.

E corre que ainda dá tempo de submeter apresentação de trabalho sob forma de comunicação oral! O prazo para envio é até 22 de junho de 2023 pelo site do evento, por meio do formulário de inscrição. O link também é útil para averiguar as regras e condições de envio dos trabalhos.

Poderão apresentar trabalho sob a forma de comunicação oral estudantes de graduação, de pós-graduação e pesquisadoras/es. Serão aceitos trabalhos em português e em espanhol, que poderão ser apresentados de forma presencial ou online.

Confira nossa conversa com a Profª. Dra. Cristina Scheibe Wolff, Professora Titular do Departamento de História e uma das organizadoras da Jornadas:

“Este ano estamos organizando a V Jornadas do LEGH para reunir a rede nacional e internacional de pesquisadoras e pesquisadores que se formou em torno do Laboratório de Estudos de Gênero e História, e para divulgar as pesquisas e conhecimentos produzidos no LEGH e nesta rede”.

O tema do evento, explica Cristina, tem como pano de fundo a lei que instituiu como conteúdo transversal para o ensino básico, a história das mulheres do campo e da cidade em Santa Catarina.

“Para que se possa ensinar esta história, é preciso produzi-la, e o LEGH vem fazendo isso, junto com muitas outras pesquisadoras, há muito tempo. A ideia dessa jornada é, portanto, um diálogo sobre essa relação entre ensino e pesquisa no campo da história das mulheres e das relações de gênero”, destacou a professora. Além de produção e diálogo, o evento também é percebido como oportunidade de encontros afetivos.

“É um momento de comemoração e celebração desta forma de produzir ciência coletivamente, de maneira feminista e afetiva, e de reforçarmos os laços de amizade e acadêmicos que nos unem”.

Nos vemos lá!

> Para sanar dúvidas, escreva para: jornadasdolegh@gmail.com

> Compartilhe esta notícia com pessoas e listas que possam ter interesse

> Acompanhe novas notícias por meio de nossas redes sociais @legh.ufsc e facebook