Quem somos
Pequeno Histórico
Em maio de 2005, o antigo Laboratório de História Social, transformou-se, depois de uma reunião com a maioria dos membros do Laboratório e o contato com os demais, em Laboratório de Estudos de Gênero e História. Esta decisão foi tomada em vista das temáticas de pesquisa que estavam sendo feitas e que em sua maioria focalizavam as relações de gênero. Convém lembrar que este laboratório tem uma trajetória de mudança de nomes, motivadas por mudanças de temáticas. Em 1985, o laboratório chamava-se Núcleo de Informação e Pesquisa da História do Trabalho em Santa Catarina. Em 1993, passou a se chamar Laboratório de História Social, uma vez que os objetos de pesquisas ultrapassavam os limites da “história do trabalho” e se ampliavam para atividades no interior da História Social. Assim, o que fizemos em 2005 foi, mais uma vez, adaptar o nome do Laboratório aos temas que nossas pesquisas, aulas, orientações e publicações que focalizam, desta vez, o campo dos estudos de gênero.
Objetivos
O Laboratório de Estudos de Gênero e História tem por objetivo a produção do conhecimento historiográfico sobre as relações de gênero, entendendo este como uma categoria de análise e como categoria empírica que define “a organização social da diferença sexual”. Gênero não reflete ou implementa diferenças fixas e naturais entre homens e mulheres, mas é “um saber que estabelece significados para as diferenças corporais”.
Neste caso, entendemos que a disciplina História não é apenas o registro do que “aconteceu”, ou da forma como os sexos se organizavam e dividiam tarefas e funções através do tempo; pois, a maneira como se escreve a história pode promover uma ”produção sobre a diferença sexual”. Nossa compreensão é que uma narrativa histórica nunca é neutra e que, se apenas relata fatos em que homens estiveram envolvidos, constrói, no presente, o gênero. A história, neste caso, quando não inclui a categoria gênero, é uma narrativa sobre o sexo masculino e constitui o gênero ao definir que somente, ou principalmente, os homens fazem história.
Atividades
Desenvolvemos pesquisas coletivas e individuais, realizamos palestras, conferências, organizamos eventos. Orientamos Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado, Teses de Doutorado e supervisionamos pesquisas de Pós-Doutorado. Escrevemos livros, artigos, capítulos de livros. Damos aulas e oficinas que focalizam relações gênero e sexualidade.