Leituras em andamento (2025)
Reuniões do LEGH 2025 – 1º semestre
Curso de Extensão: Questões de gênero e violências: na política, nas mídias e em outros espaços
19/03 – OBERTI, Alejandra. Violência de gênero no campo da política na Argentina. Discursos e práticas antifeministas. Revista Eletrônica Trilhas da História, v. 13, n. 27 EDIÇÃO ESPECIAL, ISSN: 2238-1651 22fd22222238-1651. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/21326
Responsável: Veronika Leyes Decker e Janine Gomes da Silva
02/04 – BURGESS, Jean e GREEN, Joshua. Youtube e a Revolução Digital. Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo : Aleph, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1IuTuCAZM55j_neSILpwEGR1KwWD1sqjr/view?usp=sharing
16/04 – ROGERS, Richard. O fim do virtual: os métodos digitais. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21353. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21353. Acesso em: 12 mar. 2025.
30/04 – CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015, p. 251 a 289.
14/05 – GOETZ, Anne Marie. Political Cleaners: How Women are the New Anti-Corruption Force. Does the Evidence Wash? Development and Change, 38 (1), 2007, p. 87-105.
28/05 – DA EMPOLI, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. 3. ed. São Paulo: Vestígio, 2019. CAPÍTULO 4 – TROLL, O CHEFE. p.5-69. Disponível em: https://www.academia.edu/96473647/Os_Engenheiros_do_Caos_Giuliano_da_Empoli
11/06 – SANTAELLA, Lúcia. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? RECET – Revista de Computação e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 1-6, 2010; e, POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994, p. 129 – 150.
25/06 –Urízar, Agustina Alvarado; Muller, Francisco Rivera; Guacte, Fabián Suazo (2022). Educación no sexista en los Protocolos de género en las universidades chilenas: evaluación diagnóstica y perspectiva crítica. Revista Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho, v. 9, n. 2, p. 291-322. Disponível em: https://pedagogiaderecho.uchile.cl/index.php/RPUD/article/view/68257