VI Jornadas do LEGH – Misoginia ontem e hoje: entre ameaças e resistências
Ocorreu, entre os dias 29 e 31 de Outubro de 2025, em Florianópolis, Santa Catarina, a VI Jornadas do LEGH.
Esta edição teve como tema “Misoginia ontem e hoje: ameaças e resistências” e foi um evento comemorativo, em alusão ao aniversário de 20 anos do LEGH.
As Jornadas do LEGH são eventos acadêmicos que reúnem pesquisadoras/es/us de várias partes do Brasil e do exterior, visando o intercâmbio entre pesquisas e o fortalecimento das articulações entre Estudos de Gênero, Feminismos, História e outras áreas do conhecimento.
Em formato presencial, com algumas atividades on-line, a programação contemplou mesas redondas, simpósios temáticos, oficinas, minicursos, lançamento de livros e apresentações artísticas. Foi um período de agitações, confraternizações e trocas, pessoais e acadêmicas, entre diversas pessoas que tiveram as suas trajetórias, de algum jeito, marcadas pelo LEGH. Foi um prazer para nós, como laboratório, poder ter sediado e organizado esse evento, e é de extrema satisfação poder ver os frutos colhidos e plantados durante esses dias! Convidamos todos a acessar, através deste link, o site das Jornadas, por onde disponibilizamos todas as informações e produtos resultados desses eventos, desde sua primeira edição.
Por fim, gostaríamos de destacar que um dos livros lançados durante o evento f
oi a obra Memórias da Resistência: mulheres nas ditaduras do Cone Sul. Organizado pelas professoras doutoras Janine Gomes da Silva, Cristina Scheibe Wolff e Joana Maria Pedro, o livro é fruto de anos de pesquisas sobre as ditaduras e os feminismos no Cone Sul, e resultado direto do que o LEGH tem como objetivo a partir de suas pesquisas, projetos e trabalhos. O livro pode ser encontrado na aba de publicações de nosso site, ou através deste link.


