Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio reúne-se para acolher pós-doutorandas à equipe
Hoje, 2 de maio de 2023, às 14h, foi realizada uma reunião para acolhimento de duas pós-doutorandas à equipe do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências.
Coordenado pelas professoras Joana Maria Pedro (LEGH/IEG/UFSC) e Karla Bessa (Pagu/Unicamp), a equipe do Observatório Sul-Sudeste passa, agora, a ser composta também pelas pós-doutorandas Rebeca Buzzo Feltrin e Morgani Guzzo, que se somam à professora Maria Margaret Lopes (Unicamp).
No encontro, que é o quarto de organização do Observatório Sul-Sudeste, as pesquisadoras relataram o processo de contato com possíveis instituições e pesquisadoras parceiras nas duas regiões e revisaram a apresentação sobre a proposta de implantação do observatório, que será realizada na próxima sexta-feira (5), na primeira reunião com as 29 universidades que compõe o INCT.
O mais novo INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), que entrou em funcionamento em 2023, reúne grupos de pesquisa em Estudos de Gênero e áreas relacionadas de 29 instituições de todo o Brasil (5 que compõem o Comitê e 24 parceiras).
Com sede na Universidade de Brasília (UnB), o INCT tem coordenação da Profa. Viviane Resende, do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELIs/UnB), e vice-coordenação da Profa. Karla Bessa, do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp, e comporta um conselho de usuárias e um comitê gestor constituído pelas pesquisadoras Dolores Gallindo (UFCG), Elizabeth Ruano (UnB), Joana Maria Pedro (Universidade Federal de Santa Catarina), Maria Carmem Gomes (UnB), Maria Margaret Lopes (Unicamp) e Silvia Ferreira (UFBA).
Organizado em cinco nucleações, uma em cada região do país, o Caleidoscópio busca contribuir para a redução das violências e desigualdades que marcam a vida das mulheres nas ciências através da implantação de observatórios, incubadoras sociais e uma robusta política de divulgação e transferência de conhecimentos.