VI Jornadas do LEGH, em outubro, vai comemorar os 20 anos do Laboratório

27/05/2025 11:20

Banner_VI Jornadas do LEGHSalve a data! Entre os dias 29, 30 e 31 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC, teremos a sexta edição das Jornadas do LEGH, um evento comemorativo, em alusão ao aniversário de 20 anos do Laboratório de Estudos de Gênero e História.

As Jornadas do LEGH são eventos acadêmicos que reúnem pesquisadoras e pesquisadores de várias partes do Brasil e do exterior que fizeram ou fazem parte dos inúmeros projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Laboratório ao longo de vinte anos. As Jornadas possibilitam a divulgação científica e a articulação entre pesquisas em andamento, fortalecendo o intercâmbio interinstitucional e a internacionalização das pesquisas.

Em formato híbrido (presencial com transmissão online), a programação contempla mesas redondas que serão transmitidas no Canal do LEGH no Youtube, canal Gênero e História, além de Simpósios Temáticos e Minicursos nos dois formatos, online e presencial, lançamento de livros e apresentações artísticas.

Esta edição terá como tema “Misoginia ontem e hoje: ameaças e resistências”, colocando como centro dos debates a misoginia, ou seja, o ódio e o desprezo às mulheres e a tudo o que é identificado como feminino (incluindo as pessoas LGBTQIAPN+). Tal temática tem sido recorrente nos estudos de gênero e feministas, especialmente por ser uma das violências que fundam e estruturam a sociedade patriarcal colonial moderna e capitalista. Em suas múltiplas formas e reproduções, seja em ambiente virtual, na política ou na vida cotidiana das relações de trabalho ou familiares, a misoginia produz e mantém as desigualdades de gênero e os altos índices de violência contra as mulheres e LGBTQIAPN+.

Além do tema central, a VI Jornadas do LEGH será um espaço de intercâmbio de saberes e pesquisas desenvolvidas em outros eixos temáticos, como: Mulheres e Políticas Públicas; Gênero e Mídias; Gênero e LGBTQIA+; Gênero e Ensino; Gênero e memórias; Interseccionalidades e subjetividades; Gênero e movimentos sociais, acolhendo pesquisas não só da área da História, mas também de outros campos do conhecimento, incluindo perspectivas interdisciplinares.

Em breve, mais informações com o cronograma e orientações para as inscrições.